Sobre o evento

Iniciada em 1998, a Escola Regional de Informática Norte 2 (ERIN II) é um celeiro para a discussão de ferramentas TICs e a aplicação destas para a promoção regional. A média de participação fica em torno 350 participantes, onde boa parte são de pessoas vindas de cidades do interior como, Marabá, Santarém e Castanhal. Em 2009, o evento foi realizado no Hangar Centro de Convenções em Belém e trouxe palestrantes renomados no Brasil.

A edição de 2013 foi organizada pelo Centro universitário do Pará, registrou mais de 350 participantes e teve a apresentação trabalhos científicos, palestras ministradas por pesquisadores de destaque no cenário nacional, painéis e minicursos de diversos temas da área de TICs.

Desta forma, nos últimos 15 anos, a ERIN II se destaca como sendo um dos principais eventos na área das TICs na região Norte do Brasil. Nas ultimas edições da ERIN II, foram promovidos cursos, palestras, tutoriais, painéis com renomados pesquisadores do Brasil e de Portugal (Universidade de Coimbra).  Em 2017, a Universidade Federal do Pará (UFPA) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) irão organizar XVI edição da ERIN II nos dias 3 e 4 de Outubro de 2017, no Campus da UFPA no Guamá com o foco em discutir e aproximar as principais iniciativas de Inovação e Soluções em TIC voltadas para o desenvolvimento da região amazônica, a partir de instituições de ensino, pesquisa, empresas, de instituições governamentais e não governamentais, e da sociedade civil em geral. A XVI ERIN II será um ambiente oportuno para compartilhar conhecimento e experiências de profissionais, pesquisadores e acadêmicos das áreas de TIC, em busca de inovações tecnológicas e soluções sustentáveis para sociedade e meio ambiente, visando o desenvolvimento e o progresso da região norte.